domingo, 3 de abril de 2016

Educação pública debate o papel dos Conselhos Escolares

Meta é o fortalecimento em busca da gestão democrática.


Diretores, professores, pais de alunos, líderes comunitários e servidores de escolas públicas municipais e estaduais da região Norte de Santa Catarina se reuniram na tarde de terça-feira (22), no Teatro Juarez Machado, em Joinville, para debater o papel e importância dos Conselhos Escolares e formas de fortalecimento. O encontro seguiria à noite, a partir das 19 horas.
Previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação desde 1996 e no Plano Nacional de Educação desde 2001, os conselhos escolares são ainda instituições em desenvolvimento nas redes públicas brasileiras. Em Joinville, começaram a ser implantados no ano passado.
1º Encontro Regional de Fortalecimento dos Conselhos teve como principal palestrante o coordenador Nacional dos Conselhos Escolares, José Roberto Ribeiro Júnior, do Ministério da Educação.
Na abertura, o secretário de Educação de Joinville, Roque Mattei, enfatizou o conceito de gestão democrática da educação e o papel estratégico dos conselhos na execução do Projeto Político-pedagógico de cada unidade. “Essa gestão democrática deve ser entendida como fator fundamental na melhoria da qualidade da educação”, afirmou o secretário.
Os conselhos são colegiados com representação paritária de diretores, professores, pais de alunos, servidores e comunidade, em número que varia de seis a doze representantes que fiscalizam, avaliam, propõem, aprovam e acompanham a execução do Projeto Político-pedagógico. “É isso que chamamos de gestão democrática”, enfatizou o secretário Roque Mattei.
O representante do MEC e coordenador Nacional dos Conselhos Escolares desde 2004, José Roberto Ribeiro Júnior, fez uma retrospectiva da legislação que vincula a educação à família e comunidade, citando a Constituição Nacional de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Planos Nacional de Educação de 2001 e 2014. “Em todas elas a educação é tratada como direito do cidadão e obrigação do Estado, onde os conselhos são a instância por onde passam todas as discussões dos Projetos Político-pedagógicos”.
Nos encontros da tarde e noite do 1º Encontro Regional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Joinville participaram representantes de escolas e comunidade de escolas públicas municipais e estaduais das cidades de Joinville, Barra Velha, Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Araquari e São Francisco do Sul. “A grande estratégia em busca da melhoria da educação é a gestão democrática consolidando o tripé escola, governo e sociedade”, resumiu o secretário de Educação de Joinville, Roque Mattei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário